Telefone(89) 9 8817-8043

Área do candidatoEntrar

Currículo genérico: o lixo é o destino

Se você faz o que todo mundo faz, chega aonde todos chegam. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz.

Nas orientações profissionais que ministramos sempre às sextas-feiras pela manhã, na Carreira Vitoriosa, costumamos analisar os currículos de alguns candidatos. Chama a atenção alguns chavões, frases feitas, utilizadas em quase todos os currículos. A sequência e consequência também são bastante parecidas: o candidato a emprego visita dezenas de empresas distribuindo currículos, e nunca que é chamado por nenhuma empresa.

Mas, o que vem a ser mesmo um currículo genérico? É o currículo feito usando chavões prontos copiados através do Ctrl+C, Ctrl+V e em seguida serve para dezenas de fotocópias, que acabam sendo espalhadas nas empresas, e têm um destino certo: o lixo.

Perigo dos currículos genéricos

Num mundo onde cada vez mais o tempo é precioso, os recrutadores precisam rapidamente decidir em meio a um mar de currículos se você é apto para um determinado cargo ou não. Se seu currículo for genérico, suas chances são mínimas. O mesmo acontece se você é capacitado mas seu currículo parecer genérico e com as informações desorganizadas.

Uma solução

Como evitar que o seu currículo tenha como destino o lixo, ou venha a servir de papel rascunho, é personalizando o mesmo. Certamente que o impacto positivo para quem o recebe na empresa é bem maior. Então, nada de currículos genéricos ambulantes. Dinheiro jogado fora.

Nossa dica

Há um serviço on-line chamado Print | Curriculare onde você – em apenas quatro passos – pode obter um novo currículo com layout e design diferentes. Eles possuem 16 modelos bem atraentes.

Funciona do seguinte modo: 1) você escolhe na galeria o modelo que mais lhe agrada (são 16 belos modelos), 2) envia pelo próprio site seu currículo antigo, 3) efetua o pagamento e 4) eles lhe enviam o seu novo currículo por e-mail (no formato PDF e no tamanho A4).

O endereço para você ver todos os modelos e fazer o pedido do seu novo currículo diferenciado é http://print.curriculare.com.br

Claro que qualificação, experiência, conhecimentos e habilidades fazem a diferença (já falamos disso aqui neste artigo: Qualificação faz a diferença?) mas ter um currículo bem organizado e diferente dos genéricos pode causar uma boa impressão, e a primeira impressão é a que fica!

E se você tiver um bom perfil e as qualidades desejadas pelo recrutador você terá mais chances de ser contratado.