Foto no currículo: sim ou não?

Numa série de artigos Wedson Bezerra, profissional de RH e selecionador da Carreira Vitoriosa, vai falar a respeito de questões, macetes e dúvidas mais comuns na hora de arrumar um emprego.

Uma dúvida que assalta grande parcela dos candidatos às vagas de emprego é sobre se coloca ou não uma foto no currículo. É muito comum recebermos candidatos nas orientações profissionais que realizamos na Carreira Vitoriosa, oriundos ou com passagem por grandes centros como São Paulo e Brasília, e que questionam o fato de nessas cidades não se exigir foto no currículo. Inclusive alguns especialistas de RH do sudeste do País recomendam que não se deve colocar.

Mas, essa realidade de outros centros também se aplica aqui a nossa região? Outro dia, recebi a visita de um empresário, queixoso com a quantidade de currículos que recebia na sua empresa, e que tinham como destino a lata de lixo. Dizia ele: “currículo sem foto e sem números de contatos das experiências profissionais eu descarto de imediato”.

A verdade é que quando se trata de vaga para atendente, vendedor(a) de loja, funções que lidam diretamente com o público, normalmente as empresas locais exigem foto no currículo. Agora, cargos mais técnicos, como auxiliar administrativo, e outras funções que requerem especialização em alguma área, a foto se torna irrelevante.

Portanto, o melhor é ficar atento a como o mercado se comporta neste caso. Fique antenado com o que os empregadores da sua região esperam. Neste quesito é sempre bom dar uma sondada em como as coisas funcionam em sua localidade.

Um abraço e sucesso sempre!

SIGA NOS E RECEBA SEMPRE NOVIDADES

Instagram
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://www.carreiravitoriosa.com/2018/11/14/foto-no-curriculo-sim-ou-nao">

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

ERRO

CARREIRA VITORIOSA will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.